| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

auto-avaliação_Aida_Rosa

Page history last edited by PBworks 17 years, 5 months ago

Em Constante Construção

Olá pessoal!!!

 

Uma auto-avaliação...

Primeira etapa:

Das ferramentas usadas no curso - acho que temos muitos lugares para entrar e ler e postar e não temos tanto tempo assim...

Quanto ao PA não tenho grandes problemas, a grande dificuldade que a maioria de nós tevemos - pelo que percebi - foi identificar o que é um PA e o que é um PP. Mas isso só com o tempo e com alguns questionamentos é que chegamos as conclusões.

A respeito do tema que escolhemos também não tive tantas dúvidas, pois sou professora de Arte e fiz no primeiro semestre uma matéria do mestrado sobre o lúdico, e já tinha um bom embasamento teórico.

Aqui no Paraná, na rede pública, recebemos uma biblioteca para o professor e nela não veio nenhum livro de Piaget, mas vieram pelo menos quatro que me lembro de Vygotsky. A linha adotada aqui no Paraná é mais Marxista, Vygotskiana, por isso meu questionamento a baixo...

O fato de estudarmos só textos que falem de Piaget.

Por que não podemos fazer comparações com outros teóricos?

Isso seria muito enriquecedor para todos.

 

Uma auto-avaliação...

Segunda etapa:

Falando do nosso PA desde o início, no primeiro encontro presencial, pois foi lá que decidimos sobre o tema Ludicidade. O grupo estava na mesma sala e por afinidade nos juntamos e com a ajuda do Crediné e do Dedê, melhoramos nossa pergunta e assim ficou "Como a Ludicidade pode ajudar no Processo de Aprendizagem?".

Foi nesse primeiro encontro que demos os nossos primeiros passos. Partindo do tema Ludicidade/Processo de Aprendizagem, cada uma de nós definiu seu público alvo.

Quanto aos teóricos Piaget e Vygotsky, já escrevi o que penso sobre isso e ainda continuo pensando da mesma maneira, precisamos ter/estudar várias teorias/teóricos, para aí sim tirarmos nossas conclusões. Baseando-me em vários artigos e alguns livros sobre o assunto, montei os textos que falam de piaget, Vygotsky, jogo e minhas colegas gostaram e concordaram em postar os referidos textos. Todos esses textos tem embasamento teórico, não são pesquisas escolares, por isso volto a questionar quando nos dão apenas textos sobre Piaget. Considero um Projeto de Pesquisa, pois primeiro estou pesquisando sobre algo de meu interesse e segundo por estar fazendo a pesquisa baseada em teóricos/pessoas que já pesquisaram sobre o assunto e não falando apenas palavras do senso comum/tábula rasa.

Quanto ao conteúdo do projeto, percebemos na escola que nossos alunos precisam de mais motivação na sala de aula ou até mesmo no recreio, para aprender e tenho certeza que o lúdico é o diferencial para que isso aconteça. Quando o professor se utiliza dessa ferramenta - o lúdico - em suas atividades, as crianças conseguem caminhar e adquirir conhecimento.

Dúvidas sempre teremos, quando algumas se tornam certezas, outras dúvidas surgem e assim por diante.

As gerações atuais preferem o jogo eletrônico, as crianças menores tem mais facilidade em trabalhar com a tecnologia.

O Lúdico tem origem na palavra "Ludus" que vem do latim e quer diz "Jogo".

Até a próxima...

 

 

Aid@ Ros@

 

http://proavirtualg42.pbwiki.com/

Comments (3)

Anonymous said

at 5:33 pm on Oct 31, 2006

Olá, Aida! Passei por aqui para ler tua auto-avaliação, mas vi que ainda não a iniciaste. Coloquei alguns comentários para a Alessandra que podem ajudar a pensar a auto-avaliação que farás. Quanto ao estudo de outros teóricos, não há impedimento algum. A título de colaboração, penso que este link pode interessar: http://www.hottopos.com/videtur18/elian.htm Abra@os, Iris

Anonymous said

at 2:57 pm on Nov 22, 2006

Olá, Aida. E tua auto-avaliação? Abra@os,Iris

Anonymous said

at 3:10 pm on Nov 23, 2006

Olá, Aida
Por favor,le as considerações que fiz para tuas colegas, na auto-avaliação delas e procura centrar no que foi solicitado.
Abra@os, Iris

You don't have permission to comment on this page.