| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

auto-avaliação_Alessandra

Page history last edited by PBworks 17 years, 5 months ago

Olá, professores, tutora e colegas,

 

 

Estou refazendo minha auto-avaliação, que é centrada na produção de nosso PA.

Acho que não tive a participação que eu gostaria de ter, pois nosso PA esteve por um tempo parado e agora é que estamos retomando as postagens.

No conjunto (o grupo) estivemos sempre conversando, analisando, mas pecamos ou pequei por não estar postando/atualizando nossa Wiki.

Minha visão sobre o PA está bastante diferenciada de quando iniciamos a Espcialização. Logo no ínicio, eu não sabia muito bem as diferenças entre Projeto de Aprendizagem e Projeto de Pesquisa, achava que era tudo a mesma coisa...

Com os textos que nos foram ofertados no decorrer dos PROAs, minha visão foi se diferenciando, fui conseguindo ver as diferenças, mas que ambos podem caminhar próximos.

Para se ter um PA precisa partir de um interesse ou de uma dúvida por exemplo, mas não de quem irá conduzir o PA (no caso o professor) mas sim de quem é o maior interessado, que no nosso caso é o aluno, e com isso já é amplamente visível a participação do mesmo, pois parte de algo que lhe chama a atenção, e ele torna-se fundamental, pois estará interagindo com o condutor do processo (que é o professor). Para tal, já temos materiais publicados sobre o que iremos trabalhar, quando não, ai sim se faz o Projeto de Pesquisa, para se buscar subsídios teóricos, pesquisas, etc., para o auxílio das informações...

Quanto a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, elas vem nos ajudar e muito, os recursos audio-visuais quando se fazem presente, chamam mais a atenção, facilitam o entendimento e contribuem para a fixação do conteúdo desenvolvido.

Concluo destacando que na minha caminhada já adquiri conhecimento e admiração pela proposta de utilização de PAs, pois aqui no Paraná o sistema de ensino é calcado em conteúdos curriculares pré-estabelecidos.

Abraços,

Alessandra Zanato Mensato

Turma 04 PR + RS

 

 

Avaliação parte dois (ou três...)

 

Olá Iris,

Primeiramente, gostaria que soubesse que estou achando muito rica essa troca de informações/orientações que estamos fazendo, como eu já relatei antes, eu nunca fiz um curso a distância, e tem hora que sinto dificuldades em escrever, parece-me que ficaria bem mais fácil eu estar falando e mostrando para você o que estou pensando ou entendendo... mas como nosso curso é a distância, preciso me adequar e acostumar aos moldes, o que também não deixa de ser algo bastante interessante, o aprendizado é sempre interessante!

Bem, antes de retomar a minha auto-avaliação tentando responder as suas perguntas, volto ao seu primeiro comentário, onde colocas alguns questionamentos que não ficaram claros ao seu entendimento e mais uma vez peço que me conduza e que me questione, caso algo não fique claro.

Partirei do primeiro comentário seu, onde colocastes que leu minha auto-avaliação com cuidado..., estarei copiando parte dele pra tentar responder.

1- Dizes que: "Para se ter um PA precisa partir de um interesse ou de uma dúvida por exemplo, mas não de quem irá conduzir o PA (no caso o professor)". O prof. Daniel conduziu o projeto de vocês ou teve outro papel? Quem decidiu investigar "COMO A LUDICIDADE PODE AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?" Quem decidiu e conduziu a organização do material disponibilizado na ordem em que está?

Talvez eu não tenha conseguido me fazer entender, quando coloquei que o PA, parte de algo que interesse o aluno, no caso da escolha do nosso PA, partiu do nosso interesse, o professor Daniel não nos impôs o tema, nós (Ale, Bia, Aida e Alciléia) é que optamos pelo tema, pois era de nosso interesse. O prof. Daniel nos orientou, nos conduziu, mas a escolha do tema ("COMO A LUDICIDADE PODE AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?") , foi nossa. E quem decidiu conduzir a organização do material disponibilizado nesta ordem também fomos nós (no caso, alunas).

 

De quem foi a idéia de obter informações acerca de Piaget e o jogo e Vygotsky e a educação e os demais aspectos que compõem o projeto?

Como estamos trabalhando em equipe, optamos por respeitar as idéias de cada membro, onde cada uma tinha vez e direito de se expressar, nossa colega Aida, achou relevante fazermos meção ao teórico Vigotsky, e concordamos, pois acreditamos que estaríamos aprimorando nosso PA com as informações referentes a ele.

 

Sigo agora, tentando responder de forma mais clara a sua segunda postagem de comentário (o continuando... 2), onde também estarei copiando para assim o tentar fazer mais objetivamente...

Continuando... 2- Mais adiante colocaste: "Para tal, já temos materiais publicados sobre o que iremos trabalhar, quando não, ai sim se faz o Projeto de Pesquisa, para se buscar subsídios teóricos, pesquisas, etc., para o auxílio das informações..." Esta colocação não ficou clara para mim. Um projeto de aprendizagem SEMPRE envolve uma investigação, uma busca. Será que não está havendo uma pequena confusão entre pesquisa escolar (as que fazíamos antigamente, quando os professores nos davam um tema tipo: Machado de Assis, Missões ou República, por exemplo); projeto de pesquisa (pesquisas feitas em nível acadêmico, conforme estudado no seminário de metodologia, que envolvem uma fundamentação teórica, levantamento de hipóteses ou questões de investigação, metodologia muito bem delineada, experimentos e coleta e análise de dados), ensino por projetos (usados na década de 70/80) e projetos de ensino (muito usados atualmente)?

Bom, acho muito importante que você relembre de algo que já havia lhe colocado: que eu não sabia diferenciar (no início do curso) o que era Proj. de Pesquisa e Proj. de Aprendizagem, eu achava que era tudo a mesma coisa...

Quando tivemos nosso encontro presencial em Curitiba, o professor Crediné e o professor Dedê, "suaram a camisa" pra tentar nos explicar a diferença de um e de outro, eu sai de lá achando que tinha entendido, e peço encarecidamente que me oriente se fiz alguma confusão, mas em linhas gerais tentarei colocar o que entendi entre um e outro: PA parte basicamente de algo que o aluno tenha dificuldade ou que lhe chame a atenção, algo realizado no contexto escolar, com o apoio/orienteção/condução do professor, podendo ser individual ou em equipe, sempre havendo sim uma investigação e uma busca.

Já o projeto de pesquisa, seria algo mais elaborado, que envolvem uma fundamentação teórica, levantamento de hipóteses ou questões de investigação, metodologia delineada, experimentos e coleta e análise de dados...

Não sei se este seria o espaço adequado (que é para uma auto-avaliação) para eu pedir sua orientação se realmente fiz alguma confusão entre PP e PA..., pois até então eu estava achando que estava no caminho certo, rssss...., em hora nenhuma quis me referir a pesquisa escolar, mas como não tenho muita facilidade em escrever e expressar minhas idéias, posso ter cometido alguma falha.

 

Agora tentarei responder seu terceiro comentário, onde estarei desmembrando do texto, deixando seus questionamentos em negrito, e minhas respostas não.

 

E mais um pouco... Colocaste algumas idéias acerca de tua aprendizagem no que diz respeito aos projetos de aprendizagem, mas será que consegues identificar o que aprendeste sobre o conteúdo do teu projeto?

No que diz respeito a identificação do que aprendi sobre o conteúdo do meu projeto, digo que sim, pois com a ludicidade na aprendizagem, observo maiores resultados na apreensão e assimilação do conteúdo trabalhado pelo professor com seus alunos.

 

O que aprendeste sobre o lúdico e a aprendizagem? Quais são as tuas certezas provisárias atuais? Continuam as mesmas? Aumentaram? Diminuíram? O que não sabias e sabes agora?

Estarei relatando com minhas palavras o que aprendi sobre o lúdico e sobre a aprendizagem. O lúdico, seja ele concreto ou virtual promovem um maior interesse do aluno (saindo da rotina do ensino tradicional)e por conseqüência a aprendizagem de forma positiva.

Quando iniciei esse projeto eu achava que era positiva a aprendizagem com a utilização do lúdico (minha certeza provisória) e agora continuo tendo essa certeza, aumentando ainda mais minha certeza... e o que eu não sabia é que professores da educação infantil trabalham muito mais o lúdico (concreto) do que professores da educação fundamental (de 1ª a 4ª série, e que de 5ª a 8ª diminui ainda mais).

 

Já sabes te posicionar diante da questão: O que é mais atraente para o aluno: o jogo eletrônico ou jogo concreto?

Ainda não sei me posicionar sobre esse questionamento, pois percebo que o ludico concreto é mais acessível frente aos eletrônicos - até econômicamente falando, mas a realidade ainda não consegui saber, embora tenha minhas certezas provisórias... mas ainda sem comprovação.

 

Saberias dizer se os professores, de fato, não se sentem à vontade para trabalhar conteúdos de forma lúdica?

Sim, sei dizer, os professores que trabalham com crianças de séries inicias tem mais facilidade de trabalhar o lúdico no auxílio da aprendizagem, já os professores que trabalham com alunos de séries do ensino fundamental de 5ª a 8ª série, também trabalham mas com muito menos freqüência, só que já acreditam que a utilização de jogos eletrônicos seriam bem interessantes (aqui entra o problema que constatei, quando procurei me inteirar sobre o assunto, que é o da falta de recursos financeiros das escolas, como por exemplo a falta de laboratórios de informática para levarem os alunos). Gostaria de informar que não fiz nenhuma coleta de dados formal, apenas fui conversando com alguns professores de diferentes séries para saber como isso se dava na escola.

 

Sabes, depois de realizar este projeto, se as escolas contemplam o lúdico no seu PPP? Como?

Não ficou claro pra mim de que maneira as escolas de ensino fundamental se contemplam em seus PPPs a ludicidade.

 

Sabes mais sobre o que é ludicidade do que antes de iniciar este projeto? Conheces a origem do termo e como é empregado atualmente?

Sim, eu achava que quando se falava de lúdico era apenas a brincadeira pela brincadeira, e quando se falava em jogos eletrônicos não achava que poderiam ajudar tanto, inclusive para crianças com necessidades educacionais especiais. Tem muita coisa ainda para ser estudada...

 

Como o lúdico favorece a aprendizagem?

O lúdico pode favorecer a aprendizagem de várias formas, uma delas é a criança estar envolvida na aprendizagem de forma gostosa/prazeirosa para ela.

 

Um internauta, interessado em compreender a relação entre o lúdico e a aprendizagem, encontrará dados importantes sobre esta relação no projeto publicado?

Se aqui você se referiu ao nosso PA apresentado nesta wiki, agora depois desta auto-avaliação, posso dizer que sim, mas acredito que este PA, pode ainda ser muito explorado.

 

Temos muito sobre o que pensar e por isso peço que completes tua auto-avaliação pensando nestas questões. Abra@os, Iris

Acretido sim, querida Iris, que temos muito ainda a conversar sobre essas e outras questões, que quem sabe ainda aparecerão.

Sigo aguardando seus valiosos comentários!

Abraços,

Alessandra Zanato Mensato

 

 

http://proavirtualg42.pbwiki.com/

Comments (9)

Anonymous said

at 12:25 am on Oct 21, 2006

Querida Alessandra! Muito bom ver que já iniciaste a tua auto-avaliação. Preciso fazer algumas considerações. A idéia é focares a auto-avaliação no projeto de aprendizagem, considerando teu envolvimento no trabalho e no grupo.
Assim, peço que coloques informações sobre como avalias o conteúdo construído. O material recolhido e elaborado neste projeto é relevante e focado no problema levantado; foi uma construção ampla e pouco focada; o conjunto de informações não foi trabalhado; as informações foram dispersas? Enfim, avalia o que construíram em termos de conteúdo. Procura retraçar, nesta avaliação, o que sabias ao iniciares o trabalho e o que sabes hoje; deonde partiste e onde chegaste.
Solicito que avalies também a forma do PA. Usar as TICs envolve desenvolvermos certas competências como o uso criativo dos recursos como, por exemplo, trazer vídeos que representam ou enriquecem o conteúdo tratado, imagens significativas, ligadas ao conteúdo desenvoolvido, links, distribuição interessante dos conteúdos no projeto, etc. Portanto, se houve uma preocupação neste sentido ou se o uso dos recursos foi pobre e o porquê (se assim foi).
Além disso, precisas avaliar a tua participação no projeto:
foi intensa e rica? satisfatória? pouco intensa? não contribuiu? O que exemplifica e/ou justifica esta participação (estratégias desenvolvidas para entrar em contato com os colegas, oferecimento de sugestões, de material, elaboração de material, etc.)
Peço, portanto, que centres tua avaliação tanto no material produzido quanto no conhecimento construído a partir e com o projeto de aprendizagem. Abra@os, Iris

Anonymous said

at 9:45 pm on Oct 25, 2006

olá Iris...
Estarei o mais breve possível reescrevendo minha auto-avaliação.
Obrigada pela orientação!
Abraços,
Ale
Turma 04 PR + RS

Anonymous said

at 3:08 pm on Oct 27, 2006

olá Íris...
consegui fazer minha auto-avaliação, por favor dê uma olhadinha e me diga se está faltando algo.
Beijos
Ale

Anonymous said

at 5:05 pm on Oct 31, 2006

Querida Alessandra, li tua auto-avaliação com muito cuidado e fiquei com algumas questões: 1- Dizes que: "Para se ter um PA precisa partir de um interesse ou de uma dúvida por exemplo, mas não de quem irá conduzir o PA (no caso o professor)". O prof. Daniel conduziu o projeto de vocês ou teve outro papel? Quem decidiu investigar "COMO A LUDICIDADE PODE AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?" Quem decidiu e conduziu a organização do material disponibilizado na ordem em que está? De quem foi a idéia de obter informações acerca de Piaget e o jogo e Vygotsky e a educação e os demais aspectos que compõem o projeto? De quem foi a decisão de trilhar este caminho ao invés de, por exemplo, privilegiar a busca por informações acerca dos jogos eletrônicos, comparando-os aos jogos concretos (contemplados nas dúvidas provisárias)? Podemos pensar nisso? Sigo conversando contigo...


Anonymous said

at 5:07 pm on Oct 31, 2006

Continuando... 2- Mais adiante colocaste: "Para tal, já temos materiais publicados sobre o que iremos trabalhar, quando não, ai sim se faz o Projeto de Pesquisa, para se buscar subsídios teóricos, pesquisas, etc., para o auxílio das informações..." Esta colocação não ficou clara para mim. Um projeto de aprendizagem SEMPRE envolve uma investigação, uma busca. Será que não está havendo uma pequena confusão entre pesquisa escolar (as que fazíamos antigamente, quando os professores nos davam um tema tipo: Machado de Assis, Missões ou República, por exemplo); projeto de pesquisa (pesquisas feitas em nível acadêmico, conforme estudado no seminário de metodologia, que envolvem uma fundamentação teórica, levantamento de hipóteses ou questões de investigação, metodologia muito bem delineada, experimentos e coleta e análise de dados), ensino por projetos (usados na década de 70/80) e projetos de ensino (muito usados atualmente)?

Anonymous said

at 5:09 pm on Oct 31, 2006

E mais um pouco... Colocaste algumas idéias acerca de tua aprendizagem no que diz respeito aos projetos de aprendizagem, mas será que consegues identificar o que aprendeste sobre o conteúdo do teu projeto? O que aprendeste sobre o lúdico e a aprendizagem? Quais são as tuas certezas provisárias atuais? Continuam as mesmas? Aumentaram? Diminuíram? O que não sabias e sabes agora? Já sabes te posicionar diante da questão: O que é mais atraente para o aluno: o jogo eletrônico ou jogo concreto? Saberias dizer se os professores, de fato, não se sentem à vontade para trabalhar conteúdos de forma lúdica? Sabes, depois de realizar este projeto, se as escolas contemplam o lúdico no seu PPP? Como? Sabes mais sobre o que é ludicidade do que antes de iniciar este projeto? Conheces a origem do termo e como é empregado atualmente? Como o lúdico favorece a aprendizagem? Um internauta, interessado em compreender a relação entre o lúdico e a aprendizagem, encontrará dados importantes sobre esta relação no projeto publicado? Temos muito sobre o que pensar e por isso peço que completes tua auto-avaliação pensando nestas questões. Abra@os, Iris

Anonymous said

at 5:10 pm on Nov 3, 2006

olá, Iris...
Aguardo suas orientações sobre essa nova auto-avaliação.
Abraços,
Ale

Anonymous said

at 5:18 pm on Nov 6, 2006

Olá, Alessandra, já li tuas considerações. Acredito que tenhas respondido a todas as questões que coloquei. Acho, também, que o projeto ainda tem muita coisa a ser explorada.
Mais adiante, vamos seguir conversando sobre a avaliação da aprendizagem. Abra@os e parabéns pela tua flexibilidade, Iris

Anonymous said

at 8:22 am on Nov 7, 2006

Oi Iris,
que bom que consegui responder seus questionamentos, acredito que essa interação é muito rica, pois ao mesmo tempo que escrevo, penso e reflito no que já estudei.
Gostaria muito de poder continuar trocando idéias com você.
Suas orientações são muito importantes pra mim, que estou em busca de novos conhecimentos.
Quanto a flexibilidade, obrigada! Meu objetivo é aprender e ao responder novamente a auto-avaliação, podes acreditar que aprendi algo de novo, ou então me lembrei de algo que antes já tinha visto. Meu objetivo nesta especialização é não só adquirir o conhecimento, mas poder contribuir com o grupo.
Estou sempre a disposição.
Abraços,
Ale

You don't have permission to comment on this page.